quarta-feira, 23 de maio de 2007

Mais uma vez... Boa Sorte!

Vai tudo correr bem!

Façam com calma... E vai ser canja!

Boa Sorte para todos os meninos que vão fazer a Prova de Aferição de Matemática!


Visita de Estudo - Santa Maria da Feira

No dia 7 de Maio fomos a Santa Maria da Feira!
Saímos da escola às 8:45 horas em direcção ao Visionarium. Quando chegamos fomos ver um filme, sobre «A Vida, o Planeta Terra e o Universo». De seguida visitamos a odisseia da Terra e a odisseia da Vida, esta última falava dos nossos sentidos, mas faltava um: o paladar! Passamos à odisseia do Universo, nesta tinha várias experiências e instrumentos que nós podiamos mexer!
Depois da visita ao Visionarium fomos almoçar perto do Castelo de Santa Maria da Feira, íamos visitá-lo só que estava fechado! Assim, fomos visitar o Parque Ornitológico, um parque só de aves! Lá vimos: corujas, avestruzes, pavões, perdizes, papagaios, cegonhas, etc ...
Tiramos fotografias e por fim fomos comer um gelado. Depois fizemos a viagem de regresso à nossa escola.
Foi assim o nosso passeio, nós gostamos muito!!!
Realizado por: Lúcia e Rosa Maria - 4.º Ano
EB1 Zenha

Aqui ficam algumas imagens para poderem ver!
Visionarium
Castelo de Santa Maria da Feira

Algumas aves que vimos no Parque Ornitológico:




terça-feira, 22 de maio de 2007

Boa Sorte

Boa sorte a todos os meninos que estão a fazer as Provas Aferidas!
Façam com calma e tudo vai correr bem! :)

segunda-feira, 21 de maio de 2007

Recado

Os alunos da escola EB1 Arribã, no dia 17 de Maio, ouviram a História do Dia que se intitulava "Recado". Eles gostaram muito!
Aqui fica a ilustração que a Rosarinhos (1.º Ano) fez depois de ter ouvido a história.


sexta-feira, 18 de maio de 2007

O que gosto mais na Primavera!

Pedro - 4.º Ano
EB1 Torre - Seara

O que eu gosto mais na Primavera é andar de bicicleta com o meu pai. Eu e o meu pai, ao fim-de-semana, andamos por muitos sítios, durante uma manhã inteira! Eu não paro, nem levo lanche, só levo uma garrafa de água para beber quando tenho sede e um penso se me magoar. Quando passamos à frente do campo do meu pai, nós paramos para ver como está o milho e dá-mos uma volta ao campo, depois subimos para a bicicleta e vamos embora.
Isso é o que eu gosto mais na Primavera!

Gabriel Santos- 4.º Ano
EB1 Torre - Seara

__________________________________________________________


Sara - 4.º Ano
EB1 Torre - Seara


Na Primavera gosto de andar de bicicleta e de trotinete. Também gosto de trabalhar na horta e de ver tudo colorido.
Como na Primavera os dias são mais quentes, gosto de fazer piqueniques ao ar livre.
Eu, na Primavera gosto de ouvir as andorinhas a cantar, as árvores cheias de fruto, de ver as borboletas e as abelhas a voar .
Quando os dias de Primavera são quentes gosto de ir para a praia e para a piscina.
Eu gosto muito da Primavera!
Patrícia Coelho - 3.º Ano
EB1 Torre - Seara

terça-feira, 15 de maio de 2007

Vamos aprender a semear SORRISOS!


Os alunos da turma G (1.º e 2.º Ano) da EB1 Arribã andam a explorar o CD-ROM da Sorrisinho! E eles aconselham a todos os colegas a exploração do mesmo!



Já exploramos os seguintes temas:

Segurança na Estrada
(Trabalhos realizados pelos alunos do 1.º Ano)

Educação Ambiental

(Cartaz construído pelos alunos do 2.º Ano)

quinta-feira, 10 de maio de 2007

Gostamos muito da Primavera!

Na Primavera, eu gosto muito das borboletas a voar - Melanie
Eu na Primavera gosto muito dos passarinhos a cantar.-Samuel
Na primavera há muitas flores bonitas. - Mariana

Cabelo Espetado

A história do dia de hojé é o "Cabelo Espetado", fica aqui um dos desenho alusivo à mesma relaizado pelos alunos da EB1 Correlhã.

Vão ler a história, é muito engraçada!!!

Boas leituras!

domingo, 6 de maio de 2007

Origem do Dia das Mães

Para todas as mães:



A mais antiga comemoração dos dias das mães é mitológica. Na Grécia antiga, a entrada da primavera era festejada em honra de Rhea, a Mãe dos Deuses.
O próximo registro está no início do século XVII, quando a Inglaterra começou a dedicar o quarto domingo da Quaresma às mães das operárias inglesas. Nesse dia, as trabalhadoras tinham folga para ficar em casa com as mães. Era chamado de "Mothering Day", fato que deu origem ao "mothering cake", um bolo para as mães que tornaria o dia ainda mais festivo.
Nos Estados Unidos, as primeiras sugestões em prol da criação de uma data para a celebração das mães foi dada em 1872 pela escritora Júlia Ward Howe, autora de "O Hino de Batalha da República".
Mas foi outra americana, Ana Jarvis, no Estado da Virgínia Ocidental, que iniciou a campanha para instituir o Dia das Mães. Em 1905 Ana, filha de pastores, perdeu sua mãe e entrou em grande depressão. Preocupadas com aquele sofrimento, algumas amigas tiveram a ideia de perpetuar a memória de sua mãe com uma festa. Ana quis que a festa fosse estendida a todas as mães, vivas ou mortas, com um dia em que todas as crianças se lembrassem e homenageassem suas mães. A ideia era fortalecer os laços familiares e o respeito pelos pais.
Durante três anos seguidos, Anna lutou para que fosse criado o Dia das Mães. A primeira celebração oficial aconteceu somente em 26 de Abril de 1910, quando o governador de Virgínia Ocidental, William E. Glasscock, incorporou o Dia das Mães ao calendário de datas comemorativas daquele estado. Rapidamente, outros estados norte-americanos aderiram à comemoração.
Finalmente, em 1914, o então presidente dos Estados Unidos, Woodrow Wilson (1913-1921), unificou a celebração em todos os estados, estabelecendo que o Dia Nacional das Mães deveria ser comemorado sempre no segundo domingo de Maio. A sugestão foi da própria Anna Jarvis. Em breve tempo, mais de 40 países adoptaram a data.
"Não criei o dia das mães para ter lucro"
O sonho foi realizado, mas, ironicamente, o Dia das Mães se tornou uma data triste para Anna Jarvis. A popularidade do feriado fez com que a data se tornasse um dia lucrativo para os comerciantes, principalmente para os que vendiam cravos brancos, flor que simboliza a maternidade. "Não criei o dia as mães para ter lucro", disse furiosa a um repórter, em 1923. Nesta mesmo ano, ela entrou com um processo para cancelar o Dia das Mães, sem sucesso.
Anna passou praticamente toda a vida lutando para que as pessoas reconhecessem a importância das mães. Na maioria das ocasiões, utilizava o próprio dinheiro para levar a causa adiante. Dizia que as pessoas não agradecem frequentemente o amor que recebem de suas mães. "O amor de uma mãe é diariamente novo", afirmou certa vez. Anna morreu em 1948, aos 84 anos. Recebeu cartões comemorativos vindos do mundo todos, por anos seguidos, mas nunca chegou a ser mãe.
Cravos: símbolo da maternidade
Durante a primeira missa das mães, Anna enviou 500 cravos brancos, escolhidos por ela, para a igreja de Grafton. Em um telegrama para a congregação, ela declarou que todos deveriam receber a flor. As mães, em memória do dia, deveriam ganhar dois cravos. Para Anna, a brancura do cravo simbolizava pureza, fidelidade, amor, caridade e beleza. Durante os anos, Anna enviou mais de 10 mil cravos para a igreja, com o mesmo propósito. Os cravos passaram, posteriormente, a ser comercializados.
No Brasil
O primeiro Dia das Mães brasileiro foi promovido pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, no dia 12 de Maio de 1918. Em 1932, o então presidente Getúlio Vargas oficializou a data no segundo domingo de Maio. Em 1947, Dom Jaime de Barros Câmara, Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro, determinou que essa data fizesse parte também no calendário oficial da Igreja Católica.

sábado, 5 de maio de 2007

As prendas para a mãe!

Depois de pesquisarmos várias imagens, no motor de busca Google, e de serem escolhidas as que os alunos mais gostaram, foi só pôr mãos à obra e aqui está o resultado final:
Postal com uma dedicatória dentro
Marcadores de livros
E nas salas de aula as mães tiveram direito a uma homenagem: os alunos enfeitaram um placard com flores que coloriram e que no centro escreveram uma dedicatória às suas mães!

Agora esperamos que as mães gostem das surpresas!

Desejamos um dia feliz a TODAS AS MÃES DO MUNDO!

sexta-feira, 4 de maio de 2007

Fomos premiados!!!

Foi com grande alegria que fui ao blog dos Golfinhos ver qual a prenda que nos deixaram, a mim mas principalmente aos meus alunos, e com grande surpresa vi que tinhamos sido premiados como "Blog Que Faz Pensar"


Muito obrigado a professora e a todos os golfinhos!

quarta-feira, 2 de maio de 2007

"Os sapatos novos do senhor Túlio"

Os alunos da escola EB1 Zenha ouviram a história "Os sapatos novos do senhor Túlio" do site História do Dia e depois fizeram estes bonitos desenhos alusivos à mesma.

terça-feira, 1 de maio de 2007

Dia do Trabalhador




Em Portugal, devido ao facto de ter havido uma ditadura durante muito tempo, só a partir de Maio de 1974 (o ano da revolução do 25 de Abril) é que se passou a comemorar publicamente o Primeiro de Maio. E só a partir de Maio de 1996 é que os trabalhadores portugueses passaram a trabalhar 8 horas por dia.


Como vês o importante é escolheres a profissão que mais gostes!

O que gostaves de ser quando fores grande?

BOM FERIADO!!