quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Halloween - Dia das Bruxas

Como tenho vindo a dizer em post's anteriores, esta semana os alunos de todos os grupos têm vindo a realizar desenhos alusivos ao Dia das Bruxas.

Aqui estão as primeiras obras de arte (realizadas pelos alunos do Grupo H - 4.º Ano):

Os desenhos dos outros grupos brevemente estarão aqui!

segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Uma novidade no meu site...

Inseri uma novidade no meu site "Actividades de Enriquecimento Curricular - TIC"!

A pedido (pedido este em TODAS as actividades de TIC e por TODOS os alunos de TODOS os grupos) dos alunos que estão constantemente a falar nos jogos da Internet, decidi criar um espaço na minha página para Jogos de Halloween:

(clicar na imagem para aceder)

Assim, depois de acabarem os desenhos alusivos ao Dia das Bruxas vão poder jogar!

Divirtam-se!

"Quando chega o Outono..." II

E aqui estão as obras de arte de mais uma turma. A turma do Grupo H - 4.º Ano.


"Quando chega o Outono..."

Apesar do Outono já ter chegado a algum tempo, aqui para os nossos lados só se começa a sentir agora...
Como não podia deixar de ser, os meus alunos também fizeram desenhos alusivos ao Outono que começam a ficar prontos por esta altura (parece que estavamos à espera que o tempo se adequasse à estação do ano!:)

Aqui estão os primeiros desenhos! Estes são dos alunos do Grupo D - 2.º Ano!

Brevemente os desenhos das outras turmas também estarão aqui. Agora fizemos uma pausa porque estamos a trabalhar para o Dia das Bruxas!

sábado, 20 de outubro de 2007

Ainda sobre o Dia da Alimentação...

Aqui estão as "obras de arte" da outra turma:

Os desenhos foram realizados pelos alunos do 4.º Ano - Grupo G.


Não se esqueçam:

Devemos ter uma alimentação equilibrada, para ter uma vida saudável!


quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Os primeiros desenhos do Dia da Alimentação!

Aqui estão as primeiras obras de arte!

Os desenhos foram realizados pelos alunos do 2.º Ano - Grupo D

terça-feira, 16 de outubro de 2007

Dia Mundial da Alimentação

Hoje, de forma a celebrar o Dia Mundial da Alimentação, os alunos ouviram está música do nosso amigo Avô Cantigas (a música está muito gira, eles gostaram muito... Acho que quando chegaram a casa, até pediram sopa!:-).

Depois de terem ouvido a música e de termos conversado acerca dos alimentos saudáveis, dos que devemos evitar comer em excesso, bem como da importância de ter uma alimentação equilibrada, metade da turma desenhou no Paint os alimentos saudáveis e a outra metade os alimentos dos quais não devemos abusar.

Brevemente as "obras de arte" dos meus alunos estarão aqui no blog!

Um à parte: Neste dia não posso deixar de lembrar os que não têm nada para comer, os que passam fome e sede... crianças, adultos e idosos que todos os dias sofrem por não ter nem um pouco de pão para se alimentarem... Alerto sempre para isto pois desde pequena que os meus pais também me alertavam, explicando-me o mal que fazia quando estragava comida ou quando passava a vida a reclamar porque não gostava disto ou daquilo... Quando vemos imagens de pessoas completamente subnutridas parece que é lá longe, não é? Mas já imaginaram o que é acordar e não ter que comer?! Uma simples bolacha, um pão...

terça-feira, 9 de outubro de 2007

O Vídeo do Grupo H

Aqui está o outro vídeo, este foi ilustrado com os desenhos que os alunos do 4.º Ano - Grupo H realizaram no Paint!


segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Como o prometido é devido...

Tal como prometi, aqui está o vídeo da música "Eu perdi o Dó da minha viola..." ilustrado com os desenhos que os alunos do Grupo D realizaram no programa Paint!


Espero que tenham gostado do resultado final!

Brevemente publicarei o vídeo do Grupo H.

sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Dia do Professor

Desde pequenina que sempre quis ser professora, digamos que é o meu sonho que a muito, mas muito custo, vou conseguindo de uma forma ou outra realizar... Sou licenciada em professores do ensino básico, variante de Matemática e Ciências da Natureza, mas nunca exerci nesta área com muita pena minha, pois gosto tanto de Matemática... Assim, desde que terminei a licenciatura estive sempre ligada ao ensino, mas ao ensino da informática no 1.º Ciclo... o que já me deixa muito feliz, porque pelo menos estou no ensino... poucas horas, mas estou; a recibos verdes, mas estou; em alguns anos com poucas condições, mas estou; muitas vezes com despesas supeiores ao salário, mas estou... é este "mas estou" que me vai dando ESPERANÇA... muitas vezes me passa pela cabeça desistir... mas eu gosto tanto, não me consigo ver a fazer outra coisa...

Porque para mim SER PROFESSOR é não ter um dia igual, é lidar com recursos humanos que se nuns dias nos dão dores de cabeça, noutros conseguem torna-los fabulosos... Com eles temos sempre algo para contar, para aprender... Ser Professor, é acreditar que posso fazer algo pelos "meus meninos" que serão os homens de amanhã!



E para vocês o que é SER PROFESSOR???


Muito se diz acerca da profissão de professor, neste momento, desvalorizada por muitos... mas para mim, é das profissões mais bonitas que existe... como diziamos nos cortejos académicos "Os engenheiros e os doutores não existiam se não fossem os professores!" (*_*) Sem tirar mérito a nenhuma outra profissão!

quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Dia Mundial do Animal

Hoje celebra-se o Dia Mundial do Animal e pretendia mostrar estes dois vídeos aos meus meninos, mas não havia Internet... Ficou prometido que na próxima oportunidade, os vídeos não ficariam esquecidos!

Assim, os alunos hoje fizeram desenhos de animais no Tux Paint, ficaram muito giros: minhocas, gatos, porcos... Inicialmente alguns resmungam sempre com a tarefa:-(... mas depois com um exemplo, olhando para os colegas do lado que estão entusiasmados a realizar o pedido, lá ficam mais motivados e vão fazendo desenhos muito giros que até eles próprios ficam surpreendidos!...

Brevemente, mostrarei alguns exemplares...

Outro à parte: Acho o segundo vídeo muito engraçado, não digam a ninguém mas já o vi vezes sem conta... sim, eu sei...às vezes sou uma criancinha em ponto grande (*_*)

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Dia Mundial da Música

Hoje, dia 1 de Outubro, celebra-se o Dia Mundial da Música, o Dia Nacional da Água e o Dia Internacional do Idoso!
Assim, de forma a interligar as actividades de Música com as actividades de TIC e de forma a celebrar o Dia Mundial da Música, hoje nas actividades mostrei o seguinte vídeo aos meus meninos:

Todos repararam que o vídeo da música "Aquarela" era animado por desenhos realizados no programa Paint (e era esse o objectivo) e além disso falava de desenhos e de colorir (não só a tela como, mas também a vida:-), ou seja, os temas que estavamos abordar nas actividades de TIC.

De seguida, surgiu a minha proposta: Ouvir a música "Eu perdi o dó da minha viola" do CD da carochinha (está sim mais ligada ao dia que se estava a celebrar) e de seguida fazer desenhos no Paint para animar esta música!

As primeiras impressões não foram muito receptivas "Ah, eu não sei fazer! Eu não vou saber desenhar!"... Mas depois de ter explicado que o importante era ser feito por eles e que desde que mostrassem empenho estava sempre MUITO BEM, eles lá se foram motivando e puseram mãos à obra!

Prometo que mostrarei aqui o resultado final!;-)

Um pequeno à parte: Gosto muito da "Aquarela" :-)