quinta-feira, 14 de junho de 2007

Área de Projecto: A água e os seres vivos!

A nossa horta


Neste ano lectivo o tema da nossa área de projecto foi “A água e os seres vivos”. Foi decidido que toda a escola participaria num concurso de hortas, a decorrer na Quinta de Pentieiros, em Bertiandos, Ponte de Lima
Vamos contar um bocadinho do que lá fizemos e aprendemos durante este ano.
Cada turma teve direito a um pequeno espaço para cultivar e cuidar, ou seja, a sua horta! Cada horta tinha o seu nome, a do 1.º e 4.º Anos chamava-se “Pinchas”, pois era o nome da mascote da quinta, e a do 2.º e 3.º Ano era a “Geo-Seara”, pois os canteiros tinham formas geométricas.
Sempre que fomos à quinta, em dias de Sol, trabalhamos nas nossas hortas, utilizando as ferramentas adequadas, como por exemplo, enchadas, sacholas, engaços, etc. Nelas plantamos vários legumes: cenouras, favas, couves, melancias, nabiças, tomates, ervilhas e muito mais. Aplicávamo-nos muito no trabalho, pois a melhor horta ganhava um prémio e havia muitas a participar (pois eram muitas as escolas participantes)!
Às vezes depois de trabalhar nas hortas íamos visitar os animais da quinta: o burro Simão, a vaca Rita, a égua Cigana e os cavalos Franjinhas e Grilo. Algumas dessas vezes tivemos a oportunidade de tratar deles, como por exemplo, escova-los… era muito fixe!
Em alguns dias em que visitamos a quinta estava a chover e por isso não podíamos trabalhar nas hortas, então íamos para a casa do Pinchas onde realizávamos várias actividades, como por exemplo: trabalhar com barro ou com pasta de papel, fazer espantalhos e fantoches, ver vídeos, …
Para finalizar, agora no final do ano, fomos todos a um acampamento na quinta… Foi muito divertido, fizemos várias actividades muito giras!
As nossas hortas não ganharam o concurso, mas para nós continuam a ser as melhores!!!
Gostamos muito destas actividades, foram divertidas e interessantes!
Aprendemos muitas coisas novas na Quinta de Pentieiros!


Alunos do 3.º e 4.º ano
EB1 Torre – Seara

Sem comentários: