sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Dia do Professor

Desde pequenina que sempre quis ser professora, digamos que é o meu sonho que a muito, mas muito custo, vou conseguindo de uma forma ou outra realizar... Sou licenciada em professores do ensino básico, variante de Matemática e Ciências da Natureza, mas nunca exerci nesta área com muita pena minha, pois gosto tanto de Matemática... Assim, desde que terminei a licenciatura estive sempre ligada ao ensino, mas ao ensino da informática no 1.º Ciclo... o que já me deixa muito feliz, porque pelo menos estou no ensino... poucas horas, mas estou; a recibos verdes, mas estou; em alguns anos com poucas condições, mas estou; muitas vezes com despesas supeiores ao salário, mas estou... é este "mas estou" que me vai dando ESPERANÇA... muitas vezes me passa pela cabeça desistir... mas eu gosto tanto, não me consigo ver a fazer outra coisa...

Porque para mim SER PROFESSOR é não ter um dia igual, é lidar com recursos humanos que se nuns dias nos dão dores de cabeça, noutros conseguem torna-los fabulosos... Com eles temos sempre algo para contar, para aprender... Ser Professor, é acreditar que posso fazer algo pelos "meus meninos" que serão os homens de amanhã!



E para vocês o que é SER PROFESSOR???


Muito se diz acerca da profissão de professor, neste momento, desvalorizada por muitos... mas para mim, é das profissões mais bonitas que existe... como diziamos nos cortejos académicos "Os engenheiros e os doutores não existiam se não fossem os professores!" (*_*) Sem tirar mérito a nenhuma outra profissão!

9 comentários:

Paideia disse...

Minha querida, estou literalmente sem saber o que lhe diga e não lhe vou dizer o que me apeteceria dizer-lhe. Só vou pedir-lhe:
Coragem!

englishforkids disse...

Olá! O meu nome é Ana e dou aulas de Inglês no 1º ciclo e pré-escolar. Tal como tu, e embora não seja a minha área, também dou aulas de informática a crianças dos 3 aos 12 anos. Adorei descobrir este blog e gostava de trocar algumas ideias e quem sabe, algum material:) Agradecia que me respondesses para o email: ana.englishforkids@gmail.com

Lourdes disse...

Olá, Andreia!
No dia do professor os encontros fazem-se mesmo sendo feriado, os professores são aqueles seres que nunca abandonam a profissão.
Gosto de ser professora, gosto dos meus alunos, gosto de ensinar, por isso só te posso dizer continua a ser como és, defende aquilo em que acreditas e terás a coragem que tantas vezes é preciso nesta profissão.
Também eu escrevi no meu blog sobre este dia, poderás dar uma olhadela.

No ano lectivo 2006/2007 trabalhei com um colega que deve ser mais ou menos da tua idade, adorei a experiência pedagógica e fiz um amigo... só posso dizer continua.

Anónimo disse...

É atrás do sonho que eu continuo!! Todos os anos por esta altura questiono a minha escolha, não por não gostar do que faço mas pela falta de oportunidade de fazer mais aquilo que gosto muito e com que sonho desde que me conheço como ser pensante... Adoro o brilho nos olhos dos meus alunos quando querem saber mais, adoro o que aprendemos juntos, o que vivemos juntos, porque acredito que leccionar é partilhar, descobrir, construir...
Por tudo isto vou suportando injustiças, vou vivendo na corda bamba...

E já me alonguei muito!

Beijinhos

Setora disse...

Apesar de tudo, Andreia, esta é a melhor tarefa do mundo.

Indo a coisas mais práticas - por que não concorre para o 1º ciclo? Gosta de matemática, gosta de escrever, gosta de criar coisas e, sobretudo gosta dos alunos, talvez experimentando até goste de ficar por lá. Mas, ganhando ali tempo de serviço, poderá depois passar para a sua área. Na minha escola há várias jovens professoras com a sua formação que usaram esta "técnica" e estão já no quadro, no 2º ciclo - matemática e ciências. Se tantos já o fizeram, siga-lhes o exemplo.

A Professorinha disse...

Para mim ser professora é o que está na citação do meu blog... Eu tocar o futuro... Isso é ser professora. Saber que posso inlfuenciar os meus alunos...

Beijos

Prof.ª Patrícia Amorim disse...

Olá, colega! Parece-me que, nas tuas mãos, as TIC estão no bom caminho... Gostei muito desta dinâmica criada entre pais e alunos; possibilidade de poder ver o trabalho que a Mariana realiza na escola.
Muitos Parabéns!!!

Beijinhos***

P.S.: A Música também é muito FIXE :)

Andreia disse...

Olá Patrícia!:-)

Muito obrigada pelo comentário!;-)

Beijinhos

Anónimo disse...

Chamo-me Daniela e kero mt.ser prof de TIC, como posso conseguir? Ke curso tiro? Para que escola vou? Ajude-me. Porfavor.

daniela_rc4@hotmail.com